As
dificuldades de aprendizagem que surgem precocemente na pré escola, são de
grande importância e a esperança de que o tempo as fará desaparecer, quase
sempre não se concretiza
Problemas
de imaturidade global não são a única causa de tais perturbações e uma
discrepância entre o potencial da criança e a sua execução, devem sempre ser
avaliadas com cuidado por um profissional especializado em dificuldades de
aprendizagem, qualquer que seja sua idade. As maiorias dos transtornos de
aprendizagem se estabelecem antes dos sete anos de idade. As primeiras experiências
na escola são da maior importância, já que o fracasso escolar vai ocasionar o
desenvolvimento de um crescente sentimento de frustração e baixa autoestima.
Pode por
exemplo, tornar-se ansiosa, não conseguir dormir bem, apresentar outras
condutas regressivas, como voltar a urinar na cama.
Muitas
começam a roer unhas, chorar sem motivo aparente, não querer comer ou comer
compulsivamente. Algumas se queixam de cansaço permanente e dores imaginárias. Estão
sempre frustradas e insatisfeitas. Podem surgir problemas psicossomáticos e de
agressividade em diferentes níveis.
Quando um
pouco mais velhas, não demonstram mais curiosidade, se tornam apáticas e se
desinteressam pelo estudo, já que mesmo se esforçando, não conseguem acompanhar
seus coleguinhas na aprendizagem.
Sua autoestima
comprometida faz aparecer comportamentos que demonstram insegurança e condutas
de compensação como a agressividade, a rebeldia, o pouco caso, etc., o que é
preocupante, já que nessa idade sua identidade está em formação.
Como as
crianças normalmente dão muita importância ao amor de seus pais, familiares, professores
e coleguinhas, é de se esperar que nesses dois ambientes, família e escola se
desenvolvam seu padrão de valorização pessoal.
Assim,
ser mal sucedida na escola, ser alvo de brincadeiras e críticas constantes, faz
com que duvide do amor que lhe dedicam, que deve ser incondicional, para
transmitir-lhe a segurança de que precisa para se tornar um adulto forte.
Também passa a acreditar que é diferente dos demais por não conseguir bons
resultados em seus intentos, apesar de seus esforços e assim tenderá a se achar
menos capacitada.
A autoestima enfraquecida desde
suas raízes, cria sentimentos de menos valia e insegurança, que acabam por
gerar um ciclo vicioso de fracasso e baixa auto estima: quanto menor um , maior
o outro...
Por esses motivos, aconselhamos
pais e professores a estarem atentos a seus filhos e alunos. Procurar um
psicopedagogo, pode afastar desde cedo, problemas importantes de aprendizagem
da vida de muitas crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário