sábado, 19 de abril de 2014

TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade


TDAH é o transtorno de origem orgânica do déficit de atenção com hiperatividade é um transtorno neurológico de causas genéticas que aparece na infância e acompanha o individuo por toda sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele também é chamado às vezes de Distúrbio de déficit de atenção.
Causas:
Estudos científicos comprovam que portadores de TDAH tem alterações na região frontal e suas conexões com o resto do cérebro.
A região frontal é a responsável pela inibição do comportamento (isto é, controlar, inibir comportamentos inadequados) pela capacidade de prestar atenção. Memória controle, organização e planejamento.
O que aparece alterado nessa região é o funcionamento de um sistema de substancias químicas (neurotransmissores) a dopamina e noradrenalina que são substancias que passam informação dos neurônios. (ABDA – Associação brasileira do déficit de atenção)
Sintomas:
Os meninos em especial, são agitados e inquietos, mechem mãos e pés, não param quietos na cadeira, falam muito constantemente, pedem para sair da sala.
Dificuldade para manter a atenção em atividades muito longas, repetitivas ou que não tenham interesse.
Distraem-se facilmente por estímulos de ambientes externos, mas também com pensamentos internos.
Em provas, acaba tendo erros por distração, como: vírgulas, acentos, sinais.
Esquecem recados, materiais escolares, esquecem o que foi estudado na véspera da prova.
O esquecimento é uma das principais queixas dos pais.
Tendem a ser impulsivos (não esperam a vez de falar, não leem a pergunta até o final, e já respondem, interrompem os outros, agem antes de pensar).
Dificuldade em se organizar e planejar.
As meninas têm menos sintomas de hiperatividade, que os meninos, mas são igualmente desatentos.
Existe a forma hiperativa impulsiva, desatenta e combinada.
Para que ocorra um diagnostico eficaz, devem ser observados se seis dos nove sintomas aparecem em pelo menos seis meses, em pelo menos dois ambientes. E o inicio ocorre antes dos sete anos.
Forma hiperativa impulsiva
  • Inquietação, mexendo mãos e pés ou se remexendo na cadeira;
  • Fala excessivamente;
  • Não consegue ficar sentado;
  • Dificuldade em esperar sua vez;
  • Corre sem destino, sobe e coisas excessivamente;
  • Dificuldade em engajar em uma atividade silenciosamente;
  • Responde perguntas antes mesmo de serem formuladas totalmente;
  • Interrompe frequentemente conversas dos outros;

Forma desatenta
  • Distrai-se com facilidade;
  • Não enxerga detalhes, comete erros por distração;
  • Dificuldade em manter atenção;
  • Dificuldade na organização;
  • Parece não ouvir;
  • Dificuldade em seguir instruções;
  • Evita, não gosta de tarefas que exigem esforço mental prolongado;
  • Frequentemente perde ou esquece objetos necessários para uma atividade;
  • Problemas de noção de espaço;
  • Confusão de símbolos semelhantes (3-E, b-d, q-p, M-W);
  • Pouca coordenação motora;
  • Baixa autoestima;


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