As crianças que têm problemas de aprendizagem, com frequência apresentam, segundo a lista obtida do “When Learning is a Problem/LDA (Learning Disabilities Association of America)”, características e/ou deficiências em:
1- Leitura (visão)
- A criança se aproxima muito do livro;
- diz palavras em voz alta;
- assina, substitui, omite e inverte as palavras;
- vê duplicado, pula e lê a mesma linha duas vezes;
- não lê com fluidez;
- tem pouca compreensão na leitura oral;
- omite consoantes finais na leitura oral;
- pestaneja em excesso;
- fica vesgo ao ler;
- tende a esfregar os olhos e queixar-se de que coçam;
- apresentam problemas de limitação visual, soletração pobre, entre outras.
2- Escrita
- A criança inverte e troca letras maiúsculas;
- não deixa espaço entre palavras e não escreve em cima das linhas;
- pega o lápis desajeitado e não tem definido se é destro ou canhoto;
- move e coloca o papel de maneira incorreta;
- trata de escrever com o dedo;
- tem o pensamento pouco organizado e uma postura pobre, etc.
3- Auditivo e verbal
- pronuncia mal as palavras;
- respira pela boca, queixa-se de problemas do ouvido;
- sente-se enjoado;
- fica branco quando lhe falam;
- depende de outros visualmente e observa o professor de perto;
- não pode seguir mais de uma instrução por vez;
- põe a televisão e o rádio em volume muito alto, etc.
4- Matemáticas
- O aluno inverte os números;
- tem dificuldade para saber a hora;
- pobre compreensão e memória dos números;
- não responde a dados matemáticos, etc.
5- Social / Emocional
- Criança hiperativa, com baixa auto-estima e atenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário