quinta-feira, 27 de março de 2014

PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA



A procura por um atendimento diferenciado, fora do ambiente escolar, fez surgir um profissional que conseguisse responder pelos problemas vinculados ao aprendizado e as necessidades individuais do sujeito, a Psicopedagogia Clínica.
O psicopedagogo clínico analisa o sujeito no seu individual, isto é, não trabalha com o coletivo. Por meio de análise, busca encontrar um sentido para o não aprender deste sujeito, podendo ser emocional, social ou afetivo.
Para Bossa (1994, p.73), o sujeito pode não aprender por vários motivos:

uma escola inadequada, a separação dos pais, o nascimento de um irmão, uma doença na família, a morte de um animalzinho de estimação e muitas outras ocorrências traumáticas que, não elaboradas pelo sujeito, podiam comprometer o seu processo de aprendizagem.

O psicopedagogo que trabalha na clínica precisa estar capacitado para atender o sujeito na sua relação pessoal como social, isto é, com pensa, age, como foi o seu histórico de vida e como este está inserido na sociedade.
Na clínica, o profissional atua como terapeuta, pois é na escuta atenta da palavra do paciente, buscando compreender o seu “sofrimento”, que ele irá recriar seu espaço de volta. Entretanto, esta escuta é imparcial, não há preconceitos, julgamentos ou depreciações.
O psicopedagogo clínico parte além do relato do sujeito, dos relatos dos familiares, dos membros da escola e outros que se fizerem necessários, desde que fazem parte da sua história.
  Nesta atuação, o psicopedagogo clínico não está só, de acordo com Beyer (2007,p.5) o psicopedagogo não trabalha sozinho, dependendo de parcerias com profissionais de outras áreas como: a Psicologia, a Neurologia, a Medicina e quais outras se fizerem necessárias pra o caso a ser atendido.
Bossa (1994, p.74) salienta que o psicopedagogo busca não só compreender o porquê de o sujeito não aprender algumas coisas, mas o que ele pode aprender e como. Este processo se dá no diagnóstico, o qual o profissional fica a par da realidade do sujeito, depois ele procede com a intervenção, isto é, mecanismos que possam ajudar na compreensão e entendimento da dificuldade de aprendizagem.
Cabe ressaltar, que o psicopedagogo que atua em clínica não pode dar diagnóstico, ele apenas atua na reeducação dos conhecimentos deste sujeito, buscando método para a professora de sala trabalhar, jogos lúdicos que expressam suas dificuldades, situações em que o sujeito demonstra suas impossibilidades.
É interessante salientar que

além de entrevistas, anamnese, o psicopedagogo utiliza também provas psicomotoras, provas de linguagem, provas de nível mental, provas pedagógicas, provas de percepção, provas projetivas e outras, conforme o referencial teórico que o profissional abordar. (BOSSA, 1994, p. 76)

É a partir destes instrumentos que o psicopedagogo intervirá para sanar os problemas de dificuldade de aprendizagem.

Este profissional tão procurado nos dias atuais por ser fora do espaço escolar e sendo outra alternativa de atendimento individualizado é de suma importância para a reeducação do sujeito, pois busca por meio de instrumentos escutar, identificar e tratar a dificuldade que impede o sucesso do sujeito dentro do convívio social, escolar e afetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário